Conheça o canal da nossa agência de viagens!

As cores possuem grande influencia no comportamento e sentimentos de nós humanos. São capazes de ativar determinadas área do nosso cérebro e estimular comportamentos. Sendo assim trabalhar as cores nos ambientes em que você passa maior parte do seu tempo pode melhorar muito seu desempenho ou até seu relaxamento e descanso. Sendo assim, se você quer melhorar seu dia a dia através das cores, continua nesse post.

Ao meu ver quando falamos de ambientes onde passamos a maior parte do nosso tempo esses ambientes seria casa e trabalho. Porém no seu trabalho muitas vezes você pode não ter o poder de influenciar na cartela de cores do ambiente. Mas as vezes você pode trabalhar com as coisas na sua mesa caso isso seja permitido no seu ambiente de trabalho. Já se você trabalha de casa, pode trabalhar as cores para aumentar seu desempenho, o mesmo vale para o seu ambiente de estudos. Aqui vamos tratar de 3 ambientes que considero muito importantes para melhorar de fato o dia a dia: Quarto, ambiente de trabalho e ambiente de estudos.

Quarto:

O quarto é sem dúvidas o ambiente mais importante quando o assunto é melhorar o dia dia. Se você não tem um sono de boa qualidade dificilmente vai ter um bom dia. O sono é primordial para ter disposição para as atividades do dia a dia. Claro que para ter uma boa noite de sono implica em muitos fatores, como um bom colchão, uma boa vedação de luminosidade e etc. Mas as cores também possuem um impacto muito significativo. Por exemplo, você dificilmente dorme bem se estiver com fome, então não seria o ideal utilizar cores como amarelo e laranja que despertam fome no seu quarto. Se observar essas cores são muito utilizadas em restaurantes. Mas então quais cores utilizar no quarto para ter a sensação de relaxamento e assim melhorar a qualidade do seu sono?

Os tons de azul são os mais indicados para utilizar em quartos, pois o azul tem a capacidade de ajudar no relaxamento da mente, além de trazer a sensação de paz e segurança. Além dos tons de azul os tons de verde também podem ser aliados. O verde também pode ter um efeito calmante no nosso cérebro, que contribui bastante para uma boa qualidade de sono.

Vale lembrar que o ideal é utilizar os tons mais sóbrios dessas cores, pois a alta saturação pode causar estímulos que não são desejados na hora de dormir. É o que acontece com as luzes azuis por exemplo, que todos sabemos que atrapalha a desejada boa noite de sono.

Ambiente de trabalho:

Para definir as melhores cores para o ambiente de trabalho cores é ideal analisar com o que você trabalha antes, é um escritório, um trabalho mais coorporativo? É algo mais relacionado a criatividade? Para cada atividade tem um cor que pode ajudar mais.

Se você trabalha em um ambiente mais coorporativo, mesmo que de home, o ideal seria utilizar cores como verde ou azul, aumentando a saturação, oposto do que se utiliza em quartos por exemplo. Essa cores são ideais pois, o azul promove a sensação de confiança e segurança além de auxiliar na comunicação. Já o verde é ótimo para longas jornadas de trabalho, pois não provoca fadiga aos olhos.

Agora se você tem o seu trabalho muito voltado para criatividade, pode apostar em cores como o amarelo e o laranja. Essas cores estimulam a criatividade, por serem cores acesas e alegres estimulam o otimismo e entusiasmo. Porém vale ressaltar que o uso do amarelo deve ser mesclado com outras cores, pois pode causar ansiedade se usado em excesso.

Já para pessoas que trabalham a noite ou até muito tarde o vermelho pode ser uma boa opção. Já que a cor vermelha estimula a atividade cerebral, causando agitação.

Ambiente de estudos:

No ambiente de estudos o ideal é utilizar cores que além de estimularem o aprendizado também não causem grande relaxamento. Afinal passar muitas horas estudando pode dar sono. Boas opções de cores podem ser laranja que pode estimular a capacidade de aprendizado e tons de rosa que podem estimular a concentração, sendo ideal para tarefas mais precisas.

Porém apesar de as cores possuírem estudos sobre sua influencia no comportamento humano vale analisar como você se sente em relação a cada cor. Afinal cada ser humano é único e podem ter pessoas que tenham maior sensibilidade a determinadas cores.

Por fim, se você como eu também gosta de aplicar no dia a dia coisas que podem facilitar e melhorar sua vida, espero que esse post tenha sido útil para você. Se você deseja saber mais sobre a psicologia das cores, existem bons livros sobre o assunto, como: A psicologia das cores: Como as cores afetam a emoção e a razão, disponível para kindle e livro físico, Pequeno livro das cores: Como aplicar a psicologia da cor à sua vida, disponível apenas em livro físico e Comunicação com Cores: Uma Abordagem Científica Pela Percepção Visual, disponível apenas para kindle.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *