Conheça o canal da nossa agência de viagens!

Hoje vamos falar um pouco sobre como o turismo e a arte estão interligados e a influência socioeconômica existente nessa conectividade. Primeiro podemos falar sobre o que é turismo. O turismo é compreendido como o deslocamento voluntário e temporário de indivíduos ou grupos para diversas finalidades, como lazer, saúde, cultura e etc. E o que é a arte, a arte tem um conceito extenso e que pode ser reconhecida pela expressão com intenção e preocupação estética. Segundo Leonardo da Vinci “ a arte diz o indizível, exprime o inexprimível, traduz o intraduzível”, demonstrando assim a extensão do conceito de arte. 

Vídeo sobre o post

O turismo e a arte estão interligados diretamente, basta pensar em alguns dos modelos de turismo existentes. Como por exemplo, o Turismo etínico, o turismo religioso,o turismo cívico e etc… Mas podemos relacionar o turismo e a arte de uma forma ainda mais simples, como as visitas a museus, centros históricos, galerias, entre várias outras atividades turísticas praticadas com ligação direta à arte. 

Falando um pouco sobre os tipos de turismo citados, o turismo étinico resumidamente consiste no turismo de experiência, com contato direto com a cultura de grupos étnicos. No Brasil esse tipo de turismo é bastante praticado com experiências voltadas para a cultura indígena por exemplo. 

O turismo cívico é aquele onde o turista se propõe a conhecer e visitar monumentos, eventos e etc, em memória de personagens ligados à sociopolítica. Possuindo assim caráter patriótico.  

Já o turismo religioso está ligado à deslocação turística em decorrência da busca espiritual e práticas religiosas. A produção de esculturas, indumentárias, arquitetura, entre outros itens é o que estabelece a relação do turismo religioso com a arte, além das manifestações através de música e dança. Atraindo muitas vezes um público que não é religioso a visitar templos e museus sacros. 

Além desses modelos turísticos podemos falar sobre a importância socioeconômica do turismo através da arte ao pensar no aumento do consumo de produtos de artesãos de determinadas localidades e culturas, influenciando diretamente  na economia local, gerando novas fontes de renda para a comunidade receptora. 

Ou seja, o turismo e a arte vem se interligando de diversas maneiras ao longo de sua existência, tendo uma enorme importância um para o outro.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *