Conheça o canal da nossa agência de viagens!

A insônia nos dias de hoje não é nada incomum e pode ter diversas causas diferentes. Eu sofro com insônia há muitos anos, sendo já uma insônia crônica. Esse problema afeta nossa vida seriamente, no início você não sente tanta diferença, vira aquela pessoa que fala: “Dormi duas horinha e tô ótima.” “Com quatro horinhas de sono eu já fico 100%”. Mas na verdade você está tendo sua saúde destruída.

Depois de mais de dez anos convivendo com a insônia tive “problemas” físicos que me levaram ao médico e uma longa bateria de exames. Quando os resultados vieram dentro do normal, o médico (clínico geral) começou uma investigação do meu histórico e no meio de diversas perguntas surgiu “como é seu sono?” Dai falei que tinha dificuldade pra dormir. Aprofundando mais no assunto ele me receitou uma medicação que não surtiu efeito. Então fui encaminhada para a psiquiatria, onde foi diagnosticada a minha insônia e também a sua causa, ansiedade. Foi iniciado então todo um tratamento com medicações controladas, terapia e etc.

Dito tudo isso é necessário que você investigue a causa da sua insônia, pois muitas vezes apenas a mudança de hábitos não será o suficiente. Porém existem hábitos importantes mesmo para quem trata o problema com medicação. Vou listar os que funcionam pra mim aqui abaixo.

Reduza as luzes depois a noite

As luzes, principalmente as diretas e brancas, causam muito estímulo no nosso cérebro, bloqueando ou reduzindo a produção de melanina. Isso vale para as luzes de computadores e celulares.

Banho quente

Apesar de não ser saudável para pele e cabelo e tudo que todos sabemos, o banho quente ajuda muito a relaxar. E um banho quente antes de ir deitar com uma luz fraquinha acesa ajuda muito.

Ler

Ler antes de dormir, com apenas uma luzinha de cabeceira (amarela) acesa também ajuda a começar a sentir sono. Porém se o livro tiver um ápice muito grande na história é capaz de você ficar preso até terminar de ler. Então escolha livros que você sabe que provavelmente isso não vá acontecer.

Reduzir o uso de celular e computador a noite

Tentar desligar esses aparelhos pelo menos uma hora antes de ir dormir e também bem antes já reduzir a intensidade da luz desses aparelhos é muito importante. Além disso, também é legal ativar o modo noturno no seu celular, ou até pôr o foco sono no iphone. Além disso, sempre silencie seu celular no período do sono.

Esses são hábitos que quando praticados ajudam muito a minha insônia. Se você tem insônia e prática esses ou outros hábitos, deixe aqui nos comentários. Até o próximo post!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *