Conheça o canal da nossa Agência de Viagens

No post de hoje, escolhi trazer mais um post sobre regras de voo. Dessa vez vamos falar sobre menor desacompanhado em voo- Como funciona?

Quais menores podem viajar desacompanhados e o que é necessário?

Bom, para começar vamos falar dos que não podem viajar desacompanhados dentro das regras presentes hoje. Crianças menores de 5 anos não podem viajar sem um responsável. Esse responsável pode ser o responsável legal, ou seja os pais, ou tutores da guarda dessa criança, ou então parentes de primeiro grau, avós e irmãos.

Já crianças entre 5 anos e 12 anos podem viajar desacompanhadas, desde que sejam seguidas algumas regras. Entre essas regras é necessário contratar o serviço de menores desacompanhados, além de possuir uma autorização judicial ou extrajudicial emitida pelos pais ou responsáveis com firma reconhecida em cartório.

A autorização deve ser entregue no guichê da companhia aérea no aeroporto de embarque. Além disso, nessa autorização alguns dados específicos se fazem necessários, são eles: nome completo, tipo e número do documento, órgão expedidor e data da expedição, CPF, cidade de residência, telefone de contato e grau de parentesco do viajante. Já os dados necessários para o menor são: nome completo, data de nascimento, sexo, naturalidade, número do documento (que pode ser certidão de nascimento, RG ou passaporte), órgão expedidor e data da expedição. E ainda são necessários os dados responsável que irá recebê-lo no aeroporto de destino: nome completo, número e tipo do documento, órgão expedidor e data da expedição, CPF, cidade e UF de residência. Bem como todos os dados do voo (data, horário, companhia aérea e número do voo).  Ou seja é um processo burocrático bem sério e realmente necessário, para só então o menor poder viajar sem acompanhante.

Menores entre 12 e 16 anos incompletos também necessitam da autorização para realizar a viagem. Porém o serviço de menores desacompanhados depende das regras de cada companhia aérea, fazendo-se assim obrigatório ou não. Por tanto deve-se sempre conferir antes com a companhia escolhida. Já menores entre 16 anos e 18 anos incompletos podem viajar em voos nacionais sozinhos. Não necessitando de autorização.

Como funciona o serviço de menores desacompanhados e links da ANAC para conferirem

O serviço de menor desacompanhado funciona com basicamente supervisionando esse menor. Durante todo o tempo desde o embarque até o encontro dele com o responsável que irá recebe-lo no destino. Então desde o check-in o menor é acompanhado por um funcionário e recebe atenção especial. Por esse motivo também é feita a cobrança de taxa pela companhia aérea. Essas taxas variam entre as companhias e normalmente ficam ser disponíveis no site de cada uma.

Agora vamos deixar alguns links de interesse da ANAC que falam sobre o assunto para vocês: Para crianças de até 12 anos incompletos e para adolescentes entre 12 e 15 anos incompletos.

Então esse foi o post de hoje, Criança desacompanhada em voo- Como funciona? Espero que tenha sido útil e esclarecedor para vocês. Caso já tenha passado por essa experiência, deixa aqui nos comentários pra gente.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: