Esses dias de junho/2021 abrimos uma caixinha de perguntas no meu instagram pessoal (@deborataide) sobre turismo. A intenção é transformar essas respostas em reels e postar no instagram da nossa agência de viagens @meridianostur para quem não viu, possa estar informado, porque a dúvida de alguém pode ser a sua! Uma das perguntas foi referente a segurança da mulher que viaja na Índia e isso deu margem ao assunto de viagens em geral. Nós da Meridianostur incentivamos a prática de viajar sozinho, porque acreditamos na liberdade e no respeito mútuo. Entretanto também entendemos que a situação não é fácil principalmente para as mulheres! Então no post de hoje vamos falar sobre dicas para viajar em segurança.

Esse post pode e DEVE ser usado por qualquer pessoa que se sinta insegura, seja mulher, LGBTQIA+ ou homens héteros. Uma prova que homem hétero não está isento de retaliação por desconhecer/desrespeitar a cultura de onde viaja é aquele brasileiro preso no Egito por assediar uma mulher (Vacilão!).

Dica 01. PESQUISE

Essa é a mais importante de todas. Joga no google “golpes mais comuns no lugar x”, “o que evitar fazer no lugar tal”, etc. Leia os relatos! Saiba para onde está indo!

Dica 02. LÍNGUA

Não estou falando que tenha que ser fluente em mandarim caso vá para a China, mas que pelo menos consiga falar (ou ter na mão!) as frases básicas. Quando a gente se esforça a falar a língua do país anfitrião, passa a ideia de respeito! E quem não gosta de ser respeitado? Dito isso, vamos a terceira dica.

Dica 03. RESPEITO

A pesquisa vai levar a situações que talvez não esteja familiarizada, mas isso não pode te fazer desistir de viajar não! Você só precisa respeitar. Se no lugar é obrigatório (ou muito comum) cobrir os cabelos… Cubra o seu também.

Dica 04. TRANSPORTE OFICIAL.

Use sempre o transporte coletivo/aplicativo oficial da região! Nada de se enfiar em transportes alternativos porque é mais barato, tá bem?

Dica 05. DINHEIRO

Tenha pelo menos o básico garantido como passagem, hospedagem e seguro viagem. Tenha em mente que dinheiro em viagem significa segurança! Não estou dizendo que tem que ser rico! Não, muito pelo contrário. Aqui já falamos várias vezes sobre baratear a viagem. Estamos enfatizando para não cair no romantismo do viajar sem dinheiro, porque pode ser perigoso. Você pode viajar com pouco dinheiro (que é o que fazemos sempre!), mas tem que ter o necessário para voltar para casa.

Espero que essas cinco dicas para viajar em segurança sejam de utilidade pública. Um beijo e até já!

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: