Hoje resolvi trazer um post sobre um assunto que muito me interessa e que acredito ser importante demais para o setor turístico no Brasil e no mundo. A importância do turismo sustentável.

O turismo moderno vem sendo explorado no mundo desde 1841, e isso já gerou inúmeros prejuízos para o meio ambiente desde de então. Devido o desenvolvimento exacerbado completamente sem planejamento em algumas regiões para atender a grande quantidade de turistas danos muito graves foram causados, podemos citar como exemplo: Maya Bay na Tailândia, que foi fechada por tempo indeterminado até que o ecossistema se recupere. Mas então quer dizer que o turismo é algo negativo? Claro que não! A prática do turismo é muito importante o desenvolvimento socioeconômico de diversas regiões, além de promover uma interação intercultural muito importante.

Conforme as informações do paragrafo anterior percebemos que o turismo sustentável é sim extremamente importante e quiçá a solução. Para entender melhor o turismo sustentável devemos retornar ao significado da palavra sustentável. Sustentável significa: o que pode ser sustentado ou se manter estável em determinado nível. Ou seja o turismo sustentável é muito importante para o desenvolvimento de baixo impacto ambiental. Sabendo disso entendemos também que é praticamente impossível que exista algum destino 100% sustentável, ainda assim as iniciativas sustentáveis fazem total diferença e são essenciais. Sendo assim vamos falar de alguns destinos sustentáveis:

Palau 

A República de Palau é um arquipélago localizado no oceano pacifico. Palau foi a pioneira em solicitar que os visitantes assinassem um termo de “compromisso ecológico”, além disso eles baniram descartáveis, plásticos, isopores e protetores solar que agridem os corais. Palau aderiu ainda diversas outras iniciativas sustentáveis.

Ruanda

Ruanda país africano que tem um compromisso muito bacana com o turismo sustentável. Eles adotam iniciativas que vão desde apoiar a população local, tolerância zero com corrupção, até mesmo a exigência de todas as hospedagens devem ser ecologicamente corretas.

Costa Rica

Costa Rica país da América Central que também é exemplo em turismo sustentável. O país mantem 30% de seu território como parques nacionais e áreas de conservação. Costa Rica teve sucesso em reverter o desmatamento e usar energia renovável para gerar mais de 90% da eletricidade do país, além de trabalhar para neutralizar a emissão de dióxido de carbono.

Esses são só alguns dos destinos que trabalham em prol da sustentabilidade ligada ao turismo. Mas o objetivo do post de hoje era trazer essas informações para que vocês reflitam sobre o turismo que optam por realizar. Além disso deixamos um questionamento: Acreditam que é possível ser um ser humano sustentável independente do destino ser ou não sustentável? Eu acredito que sim e que nossas atitudes independem das iniciativas de politicas publicas e privadas para preservação do meio que estamos. E que além disso nosso comportamento influi e impacta sempre. Como sempre esperamos que esse post sobre a importância do turismo sustentável tenha sido útil para vocês.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: