Nesse post vamos falar das regras de bagagem para voos nacionais e internacionais. Um pouco de como funciona e quais são as principais normas de maneira simples e resumida.
Nacionais:
As linhas aéreas no Brasil seguem as regras da ANAC, que consiste basicamente em: Bagagem de mão e bagagem despachada. Como segue na tabela abaixo.
Tamanho | Peso | |
Bagagem de mão | 55 x 35 x 25cm | 10kg |
Bagagem despachada | 80 x 50 x 28cm | 23kg |
Vale lembrar que o passageiro pode levar um item pessoal junto da mala de mão: Bolsa ou mochila. Esse item pessoal tem dimensões específicas em cada companhia aérea e por isso é necessário sempre conferir no site da companhia que irá realizar sua viagem.
Outra coisa que devemos ressaltar é que as companhias aéreas podem cobrar pela bagagem despachada, não sendo obrigadas a oferecer a franquia de uma mala de 23kg, dessa forma deve-se conferir a tabela de valores de cada companhia também. Nessa tabela também irá encontrar o valor da bagagem extra, então caso queira ou necessite levar mais de uma mala despachada é legal se atentar a esse valor.
Internacionais:
Em voos internacionais não existe algo tão específico, afinal se trata de diversos destinos diferentes com regras diferentes. Por isso é necessário consultar a companhia na qual irá realizar a sua viagem. De forma geral o passageiro irá poder levar uma bagagem de mão (normalmente de 10kg) e uma bagagem despachada (normalmente de 32kg), além do item pessoal (bolsa ou mochila) que deve possuir as dimensões específicas de cada companhia aérea.
Lembrando que a bagagem despachada de 32kg não necessariamente estará inclusa na franquia. Ou seja se sua franquia não inclui bagagem é necessário conferir a tabela de valores de cada companhia, onde também irá constar o valor da bagagem extra.
Itens que podem ou nãos ser transportados:
As companhias aéreas possuem regras quanto ao que se pode ou não transportar nas bagagens de mão e despachada e isso pode variar de uma companhia para outra, sendo assim é necessário conferir em cada uma delas.
Esses itens costumam ser divididos em algumas categorias, como: Objetos pontiagudos, cosméticos e medicamentos, alimentos e bebidas, equipamentos esportivos e de lazer, equipamentos eletrônicos, ferramentas, armas, materiais explosivos e inflamáveis, substâncias químicas e tóxicas e bagagem especial.
Em conclusão , espero que esse post tenha sido útil. Que tenha ajudado você a entender melhor como funciona as regras de bagagem para voos nacionais e internacionais.