Conheça o canal da nossa agência de viagens!

Hoje resolvi falar um pouco de serviço de internet. Uma opção de internet diferente sem depender de cabos. Vou falar mais especificamente sobre moldem 4g residencial, internet via chip, será que vale a pena?

O produto:

O moldem 4g residencial é um moldem como os outros que conhecemos, porém ele não depende de nenhum cabo para que você tenha o seu sinal para conexão. Diferente de uma internet de fibra óptica por exemplo.

Ele tem um tamanho muito semelhante ao moldem de internet padrão. A maior diferença é que ele tem uma antena para captar o sinal, diferente do moldem tradicional. Além disso ele acaba sendo mais prático por não ter conexões de fios, apenas o cabo alimentador de energia, que vai na tomada.

Junto ao moldem você vai receber um chip da operadora que tiver contratado. Basta inserir esse chip no aparelho, conectar a antena e liga-lo na tomada. O login e a senha vem no próprio moldem numa etiqueta. Muito simples a instalação do produto.

Vantagens:

Por não depender de cabos é uma ótima opção caso na sua região a operadora que deseja não tenha disponibilidade de internet via cabo. Além disso pra mim a principal vantagem é a mobilidade que esse moldem possibilita. Pois você pode leva-lo para onde quiser. Por exemplo, se você vai viajar e quer ter certeza que vai continuar usando uma internet de qualidade, pode simplesmente leva-lo com você. Pois ele depende apenas de uma tomada para funcionar, desde que o sinal da operadora seja bom na região.

Outra vantagem é o fato de não correr o risco de ficar sem internet devido avarias no cabeamento. Aqui na minha região houve mais de uma vez roubo de cabos. Apesar de os cabos de fibra não serem muito uteis muitas vezes são danificados, o que afetava na minha conexão. E foi isso que me levou ao moldem 4g.

E por fim, mas não menos importante é que apesar de ser um pacote de dados, ele não termina. Ao atingir o consumo do pacote você ainda consegue usar em velocidade reduzida. Mas ainda assim atende muito bem! Uma observação é que acho difícil atingir o total de consumo do plano de dados dos planos intermediários e maiores. Acho que pode acontecer com mais “facilidade” nos planos mais baratos.

Desvantagens:

Única desvantagem é que se o sinal da operadora não for bom na sua região o seu sinal de internet também não vai ser. Mas isso é fácil de ser evitado, basta contratar da operadora que você já sabe que funciona bem no local que pretende fazer maior uso da internet (casa, trabalho, casa de férias e etc).

Experiência de uso:

Minha experiência de uso tem sido muito positiva. Não observei nenhum problema, mesmo utilizando em vários aparelhos ao mesmo tempo (3 notebooks, 4 smartphones e duas smart tv). Mesmo com o uso simultâneo de tantos aparelhos a velocidade foi muito satisfatória, possibilitando assistir filmes em streamings, ver vídeos em alta resolução e fazer uploads tranquilamente.

O pacote que contratei foi o mais básico e a operadora foi a claro. Contratei o pacote mais básico pois a ideia era que esse moldem 4g desse suporte quando a internet de fibra falhasse. Mas a experiência tem sido tão interessante que pode ser que eu troque para o maior pacote e cancele a internet de fibra.

Conclusão:

Minha conclusão é que sem dúvidas acho que vale super a pena. Principalmente se você trabalha home office, tem grande demanda do uso da internet e ficar mesmo que pouco tempo sem sinal te atrapalhe. Ou também se você viaja bastante e tem a necessidade de sempre ter uma boa conexão de internet.

Então, espero que esse post sobre moldem 4g residencial- internet via chip, tenha sido útil e esclarecedor. Você usa ou já usou esse tipo de moldem? Conta pra gente aqui nos comentários. Até o próximo post!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *