Vassouras é uma das cidades do Vale do Café no interior do Rio de Janeiro. Conhecida como “Cidade dos Barões”, Vassouras tem seu nome associado a uma espécie de planta que foi abundante na região conhecido como “tupeiçaba” ou “guaxima”, popularmente chamado de vassourinha.
A primeira questão quando pensamos em conhecer uma nova cidade é em saber como fazemos para chegar e quanto custa. Vocês sabem que aqui no blog democratizamos o acesso para todos os bolsos, portanto é muito comum nos ver explicando como baratear coisas em viagens. Principalmente traslados!
Na semana passada ensinamos como chegar em Vassouras, então vamos pular essa parte e ir direto ao assunto.
Tempo sugerido: Bate e volta ou um final de semana.
O que levar na bolsa/mala: Roupas confortáveis.
Por ser uma cidade universitária é moderninha e muitos comércios aceitam cartões de crédito ou débito. Podem ficar tranquilos em relação a isso, viu.
Praça Barão de Campo Belo
Essa praça é, sem sombras de dúvidas, o cartão postal mais famoso da cidade. É um excelente lugar para fazer piquenique, inclusive. E logo mais a cima do chafariz tem uma igrejinha muito charmosa, seu nome é Matriz da Nossa Senhora da Conceição.
Museu Casa da Hera
Meu lugar favorito e gratuito. Esse museu remete a uma grande família de nobres da época! Eufrásia Teixeira Leite, uma mulher além do seu tempo, viveu ali com a família até a perda destes. Se vocês forem visitar (o que vale MUITO a pena) tentem fazer a visita guiada.
Além de conhecer a casa e parte da história da cidade, o visitante pode caminhar pelos jardins. Reza a lenda que quem atravessar o bambuzal terá sorte no amor! Eu que não sou boba, passei pelo túnel do amor umas três vezes para garantir. kkkkk
Fazendas históricas
Esse passeio não tive a oportunidade de fazer, porque fiquei apenas um dia. Caso optem por passar um final de semana completo, seria interessante passar pela experiência. Aqui tem algumas das fazendas da região.
E aí viajantes? Quem já esteve e onde indicam a gente ir?