O Pico da Tijuca é mais uma das trilhas localizadas no Parque Nacional da Tijuca. O acesso para a principal trilha para o Pico começa no Largo do Bom Retiro; basta seguir até terminar o asfalto, onde tem uma pequena cabine e um estacionamento. Calma, vamos explicar melhor…



COMO CHEGAR

O Parque Nacional da Tijuca possui quatro entradas chamadas de: setor A – Floresta da Tijuca, setor B – Serra Carioca, setor C – Pedra da Gávea/Pedra Bonita e setor D – Covanca/Pretos Forros.  Aqui no blogue temos vários posts de trilhas no Rio de Janeiro, clique aqui

A entrada que se dá para fazer o Pico da Tijuca é o Setor A. Para chegar de carro, basta colocar no waze, mas caso você use o transporte público há duas linhas sugeridas:

301 – Rodoviária x Alvorada.

302 – Rodoviária x Recreio.

COMO É A TRILHA

Considerada de leve a moderada por muitos, entendemos que seja leve com um alguns obstáculos. Para chegar até ao princípio da trilha caminha-se em torno de 30 minutos pela estrada a partir entrada do parque e depois mais quase 1h30 na trilha em si. Ou você pode pegar um uber na entrada do parque e pedir para deixar lá em cima no Largo do Bom Retiro, no valor em média de R$5,90 (março/2020).

Assim que começar a trilha você se depara com uma bifurcação que consta com uma placa de sinalização que leva as outras trilhas: Bico do Papagaio, Morro Archer e Cocanha. Basta seguir sempre a direita! Siga em frente passando pela placa que indica picos da Tijuca e Tijuca Mirim. Para chegar ao cume do Pico da Tijuca, é preciso encarar os 117 degraus esculpidos na rocha, e aqui muita gente sente um friozinho na barriga, mas eu achei bem tranquilo! Tem uma corrente, caso precise apoio.

A parte mais difícil é a uma pedra um pouco íngreme no meio da trilha, cuja estava molhada, isto é, um convite para escorregar e se esborrachar no chão. Na volta para saída da trilha, o argentino sugeriu ir por baixo da pedra beirando o tronco da árvore e eu indico a mesma coisa. Torna a trilha que já é fácil ainda mais fácil e prazerosa.

Bora zerar as trilhas do Rio de Janeiro?

1 thought on “Trilha do Pico da Tijuca

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: