Muitas vezes quando vamos reservar uma viagem vemos que existe uma cobrança extra com nome de: Taxa de turismo. Essa taxa varia o valor de acordo com o destino e hoje a mais famosa que temos no Brasil é a taxa de turismo de Fernando de Noronha. Mas afinal que taxa é essa e pra que ela serve?

A taxa de turismo tem o intuito de incentivar o turismo local e/ou preservar e/ou modernizar as atrações turísticas do destino. Sabendo disso fica a pergunta: Quem determina essa taxa? De forma geral é o município que determina. Mas fica a pergunta: Onde é paga essa taxa? Na maior parte dos destinos é paga nas hospedagens, no check in ou check out, mas existem exceções, como por exemplo Fernando de Noronha, onde a taxa é paga no aeroporto. Agora vocês podem estar se perguntando: Mas essa taxa é obrigatória? E a resposta é não. A taxa de turismo não é obrigatória, por isso algumas hospedagens colocam esse valor e outras não.

Pois bem, considerando todas as informações aqui descritas, se você não deseja pagar a essa taxa, busque por acomodações que não realizam essa cobrança. De forma bem geral, essa taxa vai ser cobrada com maior frequência em hotéis, sendo mais fácil encontrar pousadas e hostels que não realizam a cobrança. Lembrando que para Fernando de Noronha por exemplo, não existe essa opção.

Espero que esse post tenha esclarecido o que é a taxa de turismo e porque ela é cobrada!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *