Nesse post vamos falar das principais regras de bagagem para viagens de ônibus. O que você precisa saber pra viajar tranquilo e sem preocupações.

Limite de peso:

O valor da passagem já incluí o transporte gratuito da  bagagem, com algumas regras. A bagagem a ser transportada no bagageiro deve ter no máximo 30kg, não ultrapassar 1 metro em sua dimensão e  ter máximo de 300 centímetros cúbicos.

Já a bagagem de mão, transportada dentro do ônibus no compartimento acima do banco não deve ultrapassar 5kg. Assim não colocará os passageiros em risco ou desconforto.

Excesso de bagagem:

Se sua bagagem exceder o limite de peso de 30kg você poderá leva-la pagando uma multa de até 0,5% do valor da passagem por cada quilograma de excesso. Ou seja a cada 1 kg você paga 0,5% do valor da passagem, então 2 kg em excesso equivale a 1% do valor da passagem, 3kg equivale a 1,5% do valor da passagem e assim por diante.

Danos ou extravio:

As bagagem acomodadas no bagageiro são de responsabilidade da empresa rodoviária. Ao despachar essa bagagem o passageiro recebe um comprovante, o qual deverá apresentar para pegar a bagagem ao fim da viagem. Sendo assim, se houverem danos ou extravio o passageiro deverá comunicar logo ao final da viagem. Ao comunicar o problema  preenchido um formulário. Sendo a empresa então responsável por indenizar o passageiro pelo dano ou extravio em um prazo de 30 dias.

O calculo da indenização é através do tarifário convencional. Esse valor pode chegar a 30 mil vezes o coeficiente do tarifário para danos e 10 mil vezes o coeficiente em caso de extravio.

O que não pode-se transportado:

Da mesma forma que em viagens aéreas existem diversos itens que não pode-se ser transportar, em viagens rodoviárias também existem itens que não se pode transportar. Basicamente não pode-se transportar objetos considerados perigosos, como por exemplo: armas, produtos químicos e explosivos.

Não permite-se o transporte de animais silvestres. Sendo isso considerado crime ambiental, punido com multa e detenção.

Transporte de animais domésticos:

Os passageiros podem viajar com seus animais de estimação, desde que não cause incomodo aos outros passageiros. Como as regras são diferentes de viação para viação, sendo assim deve-se conferir com a viação que pretende viajar.

Espero que esse post tenha sido útil tenha ajudado você a entender melhor as regras de bagagem para viagens de ônibus. Então se você ainda não sabia de todas essas regras, conta aqui pra gente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *