Paraty a cidade histórica, cheia de charme, delicadeza e cores! Um lugar que você precisa mudar o olhar para absorver todos os encantos. Fica localizada no sul do estado do Rio de Janeiro. O município não é tão pequeno, mas a área construída sim é pequena, pelo menos para quem sai de uma grande cidade para visitá-la. Nesse poste venho apresentar possibilidades de o que fazer em Paraty. 

Com certeza o que mais atrai turistas para a cidade é a natureza, as montanhas verdes, as praias maravilhosas, que num geral são acessíveis de barco, além do centro histórico, que reúne toda a história e cultura da cidade, com lojinhas de artesanatos, e tem um ar bem boêmio a noite, bem legal. A vida noturna da cidade não é agitada em termos de baladas, porém todo o comércio se mantém aberto durante a noite e se procurar direitinho é possível encontrar umas baladinhas, pequenas mas é possível encontrar.

Praias

Em Paraty existem duas praias próximas ao centro, a praia do Pontal e a praia do Jabaquara. Vale a pena a visita nas duas. Entre as duas a minha favorita é a do Pontal, a água não é fria, muitas vezes chega a estar morninha.  A praia do Jabaquara, bem como a do pontal  é uma ótima opção. Porém talvez por as árvores serem bem mais próximas da água a praia não parece tão limpa, mas a sujeira é apenas de folhas e algumas algas que ficam presas nas raízes das árvores, pelo que observei. A água de nenhuma das duas é azul e transparente, no entanto são limpas. Inclusive limpeza é algo bem legal na cidade, você não passa por lugares sujos, mesmo em alta temporada, dessa forma é tudo bem limpinho.

As duas praias são de fácil acesso, tanto de carro como a pé. A praia do Pontal fica a 17 minutos da rodoviária a pé, e a praia do Jabaquara fica a 15 min da praia do Pontal.  As duas oferecem aluguel de caiaques e pranchas de stand up paddle, por preços bons. O valor era 30 reais a hora, porém consegui por 25 reais a hora, no stand up paddle na praia do Pontal. Em conclusão, o segredo é sempre negociar. Por tanto são dois lugares muito legais de se visitar.

14702381_1128850863863032_2151840869933326732_n
Stand Up Paddle- Praia do pontal centro de Paraty

Trindade

Um passeio muito bacana de se fazer é uma visita a Trindade. Um vilarejo maravilhoso que tem uma natureza incrível. Vou falar apenas do que tive oportunidade de conhecer. A melhor forma de ir se não estiver de carro, é indo de ônibus, que custa R$ 3,50 na rodoviária. Soltando no ponto final, você terá acesso a 3 praias, praia do rancho, praia do meio e a praia do caixadaço, além da piscina natural do caixadaço.

O acesso a todas as praias é feito facilmente a pé, além de existir local para estacionar o carro caso sua escolha não tenha sido o ônibus. Porém para chegar na piscina natural você vai precisar atravessar toda a praia do caixadaço andando, até chegar em uma trilha não muito fácil de se fazer, mas bem possível, em uma velocidade comum, a trilha é realizada em cerca de 20 min (na minha velocidade 40 min). Essa trilha tem início na praia do caixadaço, e para chegar na praia é necessário atravessar uma trilha, que fiz em uns 15 min, a trilha para esta praia tem início na praia do meio. Porém é possível também fazer toda a travessia de barco, 15 reais para ir e 15 reais para voltar da piscina natural. Toda via, de uma maneira ou de outra vale muito apena.

14692141_1135324389882346_9147288779931263730_o
Praia do Meio- Trindade

Obs: Para mais lugares leia nosso post: O que fazer em Paraty: Parte 2 .

8 thoughts on “O que fazer em Paraty: Parte 1

  1. Fui a primeira vez em Paraty em janeiro do ano passado e repeti a dose em janeiro deste ano. O que posso dizer é que foi maravilhoso. A praia do Cachadaço foi uma das coisas mais lindas que eu já vi em minha vida. Água morninha e os locais superbacanas!!!

    1. Paraty é maravilhoso demais né? Foi o lugar que mais gostei de conhecer! Também estive lá por duas vezes e ainda retornaria muitas outras!

    1. Oi querido! Eu fiquei na Solar do Algarve, 5 minutos a pé do centro histórico! Da outra vez que fui fiquei na Solar Dantas, 10 minutos do centro histórico, a pé. Eu faço tudo a pé nas viagens por isso sempre busco pousadas, com uma localização que permita isso. Pousada que Dé ficou foi a Cama e Café, a 10 minutos a pé do centro histórico! Se precisar de dicas sobre pousadas em Paraty, pode me falar, amo a cidade e tudo o que ela oferece, não me importo nem um pouco em ajudar!

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: