Febre amarela e a sua prevenção para viajar!

É sabido da recomendação e em alguns países, da exigência, da vacina contra a febre amarela, contudo é muitas vezes negligenciado quando o assunto é viajar para dentro do próprio Brasil.  Entretanto com os casos recentes de febre amarela, recomenda-se a todo e qualquer indivíduo¹ a vacinação, principalmente se for viajar para zonas de mata. 

Entenda-se, através de uma breve pesquisa no site do Ministério da Saúde, de uma doença transmitida por mosquitos em áreas de mata.  A vacinação está disponível nos postos de saúde de todo o país e é recomendada para para as pessoas a partir de 9 meses de idade ( “Orientações para vacinação”) que residem ou se deslocam para os municípios que compõem a Área Com Recomendação de Vacina.

Locais que têm matas e rios, onde o vírus e seus hospedeiros e vetores ocorrem naturalmente, são consideradas como áreas de risco. Portanto, caso esteja nos seus planos subir a Serra, não esqueça de tomar a vacina e levar o repelente! 

¹A vacina é contra indicada para crianças menores de seis meses, idosos acima dos 60 anos, gestantes, mulheres que amamentam crianças de até seis meses, pacientes em tratamento de câncer. Lembrando que idosos podem se vacinar com atestado médico.

Deixe uma resposta