Bacharel ou tecnólogo?  Qual a diferença?

Olá leitores! Como vai a quarentena de vocês? Essa semana vamos falar sobre a diferença da faculdade tecnologia(tecnólogo) e bacharelado. Como explicamos nesse período não temos como explorar novos lugares para poder falar aqui para vocês, e por isso seguimos com posts sobre assuntos que estão relacionados com o blog! Mas o que esse post tem haver com o blog? Tem haver que semana passada recebemos a seguinte pergunta: Qual a diferença entre a faculdade de turismo tecnólogo (tecnologia) e bacharelado? E pensei porque não responder isso no blog para todos os leitores, mas de maneira mais ampla. Vamos falar aqui não apenas do curso de turismo, mas de qualquer curso que possua as duas opções.

Basicamente os dois tipos de graduação proporcionam ao aluno um diploma de nível superior, porém possuem focos diferentes, duração diferentes e obviamente tipo de diploma diferente.  Uma faculdade bacharel costuma durar entre 3 e 6 anos, enquanto uma tecnóloga dura entre de 2 e 3 anos, o tipo de diploma para um curso bacharelado é grau de bacharel enquanto o de um curso tecnologia é grau tecnólogo. Mas e quanto ao foco? Então, os cursos bacharelados eles possuem uma grade mais geral, enquanto um curso de tecnologia possui uma grade mais focada nas necessidades do mercado.



Mas qual tipo de formação deve escolher?

Essa pergunta nós não podemos responder por vocês, pois vai depender dos seus objetivos. Se você quer ter um conhecimento profundo sobre a sua área de formação talvez seja mais aconselhável escolher por uma formação bacharel, mas se você necessita se formar com mais rapidez e precisão para o mercado de trabalho, talvez seja melhor uma formação tecnóloga. Também vale levar em consideração que seu aprendizado nunca deve parar. você deve aprender todos os dias, mesmo depois de formado, seja no seu local de trabalho com colegas mais experientes que você, seja construindo sua própria empresa (ah esse ponto eu posso afirmar que é um aprendizado e tanto.), seja em cursos extras, a vida de um profissional é um eterno aprendizado. E deve pensar nos seus objetivos posteriores a sua formação, onde pretende trabalhar, em qual local, e o que isso te exige. Exemplo, alguns concursos públicos não aceitam tecnólogo, então se esse for seu objetivo talvez o mais interessante seja um curso bacharelados.

Para quem quiser aqui no blog temos um post sobre faculdade e técnico gratuitos de turismo.

Espero que esse post tenha ajudado quem está pensando em ingressar na faculdade. Se tiverem duvidas deixe-as aqui nos comentários que a gente vai tentar sana-las pra você!

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: