Há muito tempo estamos vivendo preocupadas com o meio ambiente e com os nossos impactos sobre ele. Inclusive, a Débora se tornou vegetariana, ou melhor, ovo lacto vegetariana, exatamente por esse motivo. Contudo, nem sempre as mudanças precisam ser tão grandes assim para que tenha um impacto positivo no meio ambiente. Eu mesma já tentei entrar nesse estilo de alimentação, mas até o momento minhas tentativas foram falhas. Quem sabe um dia, né? Por isso estamos sempre construindo novos hábitos!

Pois bem, mesmo não conseguindo abandonar o consumo de animais no momento (o que para mim é um fato bem triste), ainda existem maneiras de colaborar para um mundo mais equilibrado. Já pensaram na substituição dos produtos do seu dia a dia?  Vocês podem agora estar pensando: Substituição do que?

Pois é, não pensem que tem que ser coisas grandes e que tudo vai custar muito caro. Porque não precisa ser. Podemos mudar em pequenas coisas, como, por exemplo, o uso de algodão e hastes flexíveis comuns por algodões e hastes flexíveis ecológicas. Isso mesmo! Hoje em dia existem opções de algodões laváveis, isto é, menos lixo descartado no meio ambiente. Também existem as hastes flexíveis biodegradáveis ou com hastes de bambu. Ou seja, menos plástico sendo descartados e também o tempo de decomposição é muito mais rápido sem liberação de ativos poluentes.



Agora pode está se pergunta: Mas e os preços? Os preços são quase equivalentes aos comuns. Também é possível ser mais sustentável ao trocar sua escova de dentes. Uma escova de dentes deve ser trocada a cada 3 ou 4 meses, o que significa que por ano você descarta 4 escovas de dentes que são de material plástico. Existem escovas de cabo de bambu e cerdas de carvão ou nylon de BPA, uma substância presente nos plásticos e que é bastante nociva a saúde.

Também pode pensar sobre o uso de sabonete liquido. Pra que mais uma embalagem plástica se existem sabonetes em barra? Ou podemos ir além:  Por que não usar sabonetes naturais que vêm em barra e em embalagens biodegradáveis)? Também não é uma mudança difícil de fazer no seu dia a dia. Além disso vale pensar na sua saúde, seu corpo pararia de receber ativos que são prejudiciais para seu corpo (mas esse é um assunto que iremos abordar em outro post). Junto a isso, porque não tentar o uso de shampoos e condicionadores naturais e sólidos, sem embalagens, sem ativos prejudiciais (essa é uma mudança que ainda pretendemos testar!)

E na sua cozinha? Por que não tentar substituir a bucha tradicional pela bucha vegetal? Ué, gente, por quê não? Sabia que o tempo de decomposição de uma esponja é indeterminado? Agora para pensar que elas devem ser trocadas a cada 15 dias, ou seja, apenas na sua casa 2 esponjas são jogadas fora por mês! Resultado? 24 esponjas ao ano!!  E não sabemos nem por quanto tempo elas permanecem tentando se decompor. Nisso vale a pena pensar que 8 toneladas de plástico vão parar nos oceanos por ano. É muita coisa pra não fazermos nada, não acha?



E se ao final de tudo isso você ainda não pretende mudar pelo meio ambiente, talvez valha pensar em mudar por você! Sim, pela sua saúde, pelo seu bem estar!

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: