Conheça o canal da nossa agência de viagens!


Oi viajantes! Eu já disse aqui no blog que sou guia de turismo e atualmente voltei a fazer faculdade de turismo – e desta vez Gestão – , e não Licenciatura plena como fazia antes. Calma! Vou explicar tudinho!
Já pegou o lanche e o suco?  Já sentou bem num cantinho confortável?  Olha lá, hein! 
 Hoje vim falar um pouco sobre o curso de Turismo a nível de graduação e técnico, além de compartilhar as instituições públicas que oferecem.  Preparados?

Quem quer seguir a carreira em Turismo tem várias opções de curso:  Bacharel em Turismo, Licenciatura em Turismo, Gestão de Turismo, Hotelaria, Curso Técnico de Turismo – Agente de Viagem e Hotelaria – e ainda tem a opção de se tornar Guia de Turismo.  Isso são só as que consigo lembrar de cabeça!

Já escolheu qual curso fazer? Ainda não?  Aí que entro, eba!!!

  1. Gestão de Turismo – tem como objetivo formar profissionais preparados para planejar e desenvolver atividades turísticas. O curso tem duração de 03 anos pelo CEFET/CEDERJ, mas é facilmente encontrado com duração de 02 anos.

  1. Hotelaria – curso voltado para a gestão de hospedagem e complexos turísticos. O curso tem duração de 02 anos, geralmente.

  2.  Bacharel e Licenciatura em Turismo – Curso destinado aqueles que querem, além do aspecto prático, também à pesquisa e desenvolvimento de projetos. A diferença entre os dois é que o licenciado pode exercer também a docência.

Beleza! Você ainda não se encontrou?  Que tal optar por um curso técnico?

  1. Técnico em Turismo – Curso completo envolvendo agência e hotelaria, o técnico em turismo pode atuar como agente de viagens, em hotéis e outras hospedagens, etc.

  2. Guia de Turismo – O curso forma o profissional que vai acompanhar e orientar turistas em excursões locais, regionais e nacionais. Atua também como articulador em processos de operação de roteiros turísticos, durante os passeios ou viagens.

ONDE ESTUDAR NO RIO DE JANEIRO GRATUITAMENTE:  Claro que as graduações podem ser feitas por universidades públicas de forma tradicional, isto é, presencial, mas para quem trabalha e tem família, uma boa opção é a modalidade semipresencial.  Aos nossos leitores-viajantes do estado do Rio de Janeiro:  CEDERJ!   Já escutou falar?  Pois bem.

“Criado em 2000, com o objetivo de levar educação superior, gratuita e de qualidade a todo o Estado do Rio de Janeiro, o Consórcio Cederj (Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro) é formado por sete instituições públicas de ensino superior: CEFET, UENF, UERJ, UFF, UFRJ, UFRRJ e UNIRIO.”

Caso você passe no vestibular (o que não é tão difícil, se você refizer as provas antigas), tenha em mente que será aluno das instituições públicas.  Seu diploma será emitido pelo CEFET, UFRRJ, etc.   Dá um pulo agora lá no site: http://cederj.edu.br/cederj/

Curso técnico gratuito, eu indico o Colégio Estadual Antônio Prado Júnior.  Esse colégio fica na Rua Mariz e Barros, na Tijuca – Praça da Bandeira.  Ponto de referência: Instituto de Educação.  Infelizmente não tem mais o curso de Guia de Turismo no Antônio Prado Jr, mas estão querendo voltar… Vamos torcer!

Para quem não é do estado do Rio de Janeiro, não fica desanimado não!  Dá uma olhada lá na Universidade Aberta do Brasil: http://www.capes.gov.br/uab

Espero ter ajudado de alguma forma.  Beijos.

1 thought on “Turismo: Faculdade e técnico gratuitos no RJ

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *